Ceilândia pode ter sua Caixa D´água tombada pelo GDF

Caixa D'água em construção / Foto: Divulgação


A Secretaria de Cultura do Distrito Federal vai dar início ao processo de tombamento da Caixa D´água de Ceilândia. O anúncio foi dado pelo Sub Secretário da Diretoria de Gestão do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DIGEPHAC), José Delvinei Santos, logo após ter recebido uma carta do Fórum de Cultura de Ceilândia, solicitando uma ação de preservação e proteção do patrimônio.

De acordo com Delvinei, antes do Governador decretar o tombamento, uma série de processos devem ser instaurados. “Primeiramente, a DIGEPHAC fará uma pesquisa histórica, política e cultural do monumento. Depois de concluída, ela será analisada pelo Conselho de Cultura, que é o órgão responsável pela aprovação ou não do tombamento”, explicou.

O Subsecretário afirmou ainda que, apenas a carta enviada pelo Fórum Cultural de Ceilândia, não é o bastante para servir como prova da real importância do objeto. “No entanto, essa pesquisa será realizada e encaminhada ao Conselho de Cultura o mais breve possível”, encerrou.

De acordo com a carta, a Caixa D´água tem um valor histórico, cultural, arquitetônico e afetivo com todos os moradores ceilandenses. Roga também, o cuidado com local que não possui ainda nenhuma medida legal que a impeça de sua descaracterização ou demolição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s